No show de luzes e sons da abertura das Olimpíadas, até os celulares acesos do público fizeram parte do espetáculo! Mesmo sem combinar, a adesão foi geral. Afinal, todos sempre tem um celular à mão!

 

Pequena empresa, aplicativo para celular também é para você!

 

Atualmente no Brasil temos 255,23 milhões de linhas móveis ativas, dados da Anatel registrados em Maio/16. É mais do que toda a população do Brasil. Equivale a 1,23 linha de celular por pessoa, aproximadamente.

O uso de celular é uma realidade.  Ter soluções móveis, como aplicativos para celular, indica que sua empresa estará a alguns toques de se conectar com seu público. É isso o que queremos explorar nesse artigo.

O espaço de aplicativos móveis é democrático, qualquer seguimento e tamanho de empresa pode utilizá-lo!

Pequena empresa, aplicativo para celular também é para você!

 

Por que as pequenas empresas devem pensar em desenvolver um aplicativo?

 

A crescente utilização de celular gera também a procura por conteúdos móveis.

Atualmente, o uso de aplicativos em celular é uma tendência mundial e nós brasileiros já estamos muitos adeptos a isso. Nos EUA, as pessoas passam mais tempo no celular do que assistindo TV e 90% desse tempo é utilizado em aplicativos de redes sociais,  e-mails e novos aplicativos.

Aqui no Brasil, não estamos nesse patamar, mas o mercado móvel vem crescendo bastante. Eu sou uma dessas pessoas da pesquisa que prefere ficar sem TV que sem meu celular. :O  Você também é assim?

Para quem pensa que aplicativo para celular não tem uso profissional e resume-se a snapchat, facebook e whats app, está enganado! Existem vários utilizações de aplicativos para melhorar o cotidiano das empresas, o slack é um deles.

 

Desenvolver um aplicativo para celular é muito caro?

 

O desenvolvimento de aplicativos para celular vem se tornando mais acessível e existe até a possibilidade de você criar o seu próprio aplicativo celular sem um desenvolvedor, tudo depende do que você for criar e da sua disposição em tentar fazer.

Como as pequenas empresas podem se beneficiar dos aplicativos para celular?

 

Pequena empresa, aplicativo para celular também é para você!

Aplicativos no celular possibilitam que as empresas conheçam muito mais o seu cliente e que os clientes, por sua vez, se interessem e interajam muito com o negócio da sua empresa.

“Quando alguém te dá a permissão de estar em seu bolso, isso cria um potencial para um momento lucrativo via celular”.

Aplicativo de celular é muito mais do que uma versão do site da empresa. O objetivo não é somente que o usuário conheça o aplicativo, mas sim que ele tenha o interesse em voltar ao aplicativo. É preciso criar um envolvimento e servir o seu cliente. Como?

Conheça obsessivamente o seu cliente. Saiba sobre seus hábitos, seus incômodos, o que o deixa feliz. Com base nisso, elabore um aplicativo para fazer parte do cotidiano dele, chamar sua atenção e entregar utilidade.

Já existe uma faixa de clientes, entre 18 e 40 anos, que adere facilmente aos apps e cercá-lo de novas experiências é um convite perfeito. O desejo desse público é de liberdade, de poder, de acolhimento. E os apps, quando bem feitos, podem criar todas essas sensações para o usuário.

Atualmente, o consumidor sabe e decide o que ele quer. Antes, as informações não eram disseminadas e as empresas se beneficiavam disso. Hoje quem ganha é o consumidor. Um bom aplicativo mune o cliente com poder!

Pequena empresa, aplicativo para celular também é para você!

Fonte: 2014, SCHADLER, Ted et al.

 

O espaço para inovação é infinito e aberto para todas as empresas, até para quem nunca pensou que poderia ter um aplicativo. Como exemplo, um pet shop poderia criar um aplicativo indicando para os clientes postarem fotos engraçadas dos seus animais de estimação e a partir disso, sortear um prêmio. É possível também enviar mensagens de notificação “push para avisar quando a ração estiver acabando, criar programas de fidelização via aplicativo e etc.

Um exemplo atual de aplicativo para celular que eu achei bem legal e que eu super usaria, é do Shopping Plaza Sul. Eles incluíram a funcionalidade de pagar o ticket do estacionamento através do aplicativo do shopping. Super legal, né?! Eles souberam aproveitar o conceito de aplicativo para celular. Criaram um envolvimento, fizeram com que o cliente acesse várias vezes, que se torne um hábito e que por consequência a empresa seja beneficiada com o fortalecimento da marca e a satisfação dos clientes.

O ingrediente indispensável para um bom aplicativo é a imaginação e uma boa visão de oportunidade, claro!

 

Qual o futuro dos aplicativos para celular?

 

Pequena empresa, aplicativo para celular também é para você!

 

Pode-se dizer que o futuro dos aplicativos de celular é criar melhores aplicativos, isso mesmo! As possibilidades que os recursos móveis nos trazem ainda são pouco exploradas.  Isso resulta em 25% dos aplicativos serem utilizados apenas uma vez. O que não cumpre o objetivo dos aplicativos.

O crescimento do uso de aplicativos é certo e sua pequena empresa também pode ter um. Para quem já tem o interesse de estar mais perto dos seus clientes, o aplicativo móvel pode ser uma ótima opção.

“A escolha que você faz hoje cria a estrutura de fundação para o futuro do seu negócio!”

Você já está convencido dos benefícios da criação de um aplicativo celular para o seu negócio? Eu confesso que eu estou!

 

Fonte Imagem em destaque: Freepik e Pixabay

 

Pin It on Pinterest

Share This